H I S T Ó R I A    D O    S I T E

          Criei este site em setembro de 1999, portanto no século passado, naquela época os sites hospedados em provedores gratúitos eram desenvolvidos online, utilizando um site de provedores como o americano Geocities, que hospedou este site em seus primeiros anos de existência. O sistema operacional utilizado era o Windows 98, que era muito bom quando comparado ao DOS, que utilizávamos antes e não apresentava tantos problemas quanto os Windows que vieram depois.

          Este trabalho requeria muita paciência, pois as conexões eram lentas e cada comando dado poderia levar alguns minutos para ser efetivado, os recursos eram práticamente inexistentes e os sites apresentavam uma aparência extremamente simples se comparado aos atuais.

          Criei este site inicialmente em inglês porque ele seria hospedado em um provedor americano e porque eu queria divulgar os encantos do Brasil. desde o início preocupei-me com o que considero que são os quatro fundamentos básicos de um site:

  1. Conteúdo de qualidade e aprovado para toda a família;
  2. Respeito às leis e aos Direitos Autorais;
  3. Design de bom gosto, com cores e texturas agradáveis;
  4. Navegação fácil para o visitante;

          Com o site já online fiz várias atualizações procurando modernizá-lo, foi quando surgiu o primeiro provedor de hospedagem gratúito brasileiro de qualidade, o HPG (Home Page Grátis). Resolvi criar uma nova versão do site com o editor Front Page e passei a hospedá-lo no HPG, que oferecia muito mais recursos e rapidez, além do acesso via FTP. *

          Depois de muitos anos utilizando este ótimo provedor brasileiro ele deixou de oferecer hospedagem gratúita e decidi hospedar o Visite o Brasil em meu site Portal do Lupe, que possúi domínio próprio, onde ele ficou mais alguns anos. Para que este site também tivesse seu domínio próprio era preciso reformá-lo totalmente, o que resolvi fazer em abril de 2010, quando ele já havia completado dez anos de existência, criando esta nova formatação que ele apresenta hoje.

          No final de 2010 este site apresentava apenas as páginas dos Estados da Região Centro Oeste, no primeiro semestre de 2011 foram acrescentadas as páginas dos Estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, ampliando sensivelmente o conteúdo do site. Nesta mesma época foi retirada a página do Estado de Mato Grosso do Sul, devido a uma informação que não estava correta. Esperamos retorná-la em breve.

          Em dez de maio de 2012 o site foi atualizado, mantendo o design criado em 2010.

          Em dez de setembro de 2012 0 site completou treze anos online.

          Em dez de setembro de 2013 o site completou quatorze anos online.

          Em dezesseis de julho de 2014 foi criado o Gold Award (clique em Diversos/Prêmio no menu).

          Em dez de setembro de 2014 o site completou quinze anos online, nesta oportunidade introduzimos o novo menu (por regiões e não mais por estados) e passamos a apresentar páginas do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu, cidades que visitei no mês de julho deste ano.

          Em dez de janeiro de 2015 o site foi atualizado, sendo reduzido seu tamanho na tela.

          Em dez de setembro de 2015 o site completou dezesseis anos online e foi atualizado.

          Em dez de setembro de 2016 o site completou dezessete anos online e foi atualizado.

          Em dez de setembro de 2017 o site completou dezoito anos online e foi atualizado.

Lupércio Mundim


NOTA 1: Acesso via FTP é uma forma de envio de arquivos de um computador para um site na internet. Antigamente, quando não havia FTP, os sites tinham que ser criados e modificados online, o que causava uma série de problemas. Com o FTP podemos criar o site em nosso próprio computador e depois enviar os arquivos diretamente para nosso site na internet.

Nota 2: Alguns sites que criei inicialmente não sobreviveram porque meus conceitos sobre conteúdo, navegação e design desenvolveram muito com o passar dos anos e estes sites não correspodiam a esses conceitos. Os que corresponderam foram mantidos e existem até hoje ou foram incorporados a outros sites de minha autoria, porque é melhor ter um site excelente do que ter vários razoáveis sobre o mesmo assunto.


Webdesigner: Lupércio Mundim
Poetic Soul Counters